Weblivre.net - Informação em Primeiro Lugar

eTrine - Guia de Empresas do Interior Paulista

Newsletter

Receba notícias e novidades em seu e-mail.

Publicada em 23/09/08 - Mais Notícias - Tags: governo, tecnologia

Rio Info pretende promover empresas brasileiras de tecnologia da informação

O Fórum Internacional de Negócios, que será realizado no Rio de Janeiro a partir do próximo dia 30, dentro do 6º Encontro Nacional de Tecnologia e Negócios (Rio Info 2008), vai possibilitar que empresas brasileiras possam oferecer bens e serviços a  companhias estrangeiras, estabelecendo parcerias estratégicas para sua atuação no mercado internacional.

“O objetivo maior do fórum é promover a internacionalização das empresas brasileiras”, disse hoje (22) à Agência Brasil o coordenador do encontro, Alberto Blois. O fórum é dividido em três  eventos. No projeto relativo à Península Ibérica, o objetivo do evento é incentivar a negociação entre empresas do Brasil, Portugal e Espanha. Está prevista também a participação de empresas da Alemanha, Estados Unidos e Argentina. As rodas de negócios são voltadas para micro, pequenas e médias empresas.

O coordenador do fórum disse que a participação das pequenas e médias empresas brasileiras têm crescido na Península Ibérica. Há, segundo ele, uma participação maciça de empresas do Rio de Janeiro, além  do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Paraíba. “A gente tem uma participação muito ampla."

Além das rodadas de negócios com empresas de Portugal e Espanha, o fórum internacional apresentará o Seminário Brasil-Angola, cuja meta é promover  a integração entre companhias brasileiras e angolanas para atuação naquele país. A estrela do seminário este ano é a estatal de petróleo angolana, a Sonangol.

Haverá ainda o Seminário de Software Livre, voltado para o uso de  internet na gestão da administração pública. As empresas discutirão o modelo adotado no Brasil e as formas de levá-lo para o mercado internacional. Blois revelou que estarão presentes representantes da África do Sul, Venezuela e Cuba. O Brasil se destaca no desenvolvimento de softwares para governo eletrônico. “E esses países têm interesse nessa integração. Essa é uma oportunidade de  negócios para as  empresas brasileiras fazer a integração  desses sistemas nesses países”, sugeriu Blois.

O Rio Info é promovido pelo  Sindicato das Empresas de Informática do Rio de Janeiro (Seprorj) e pela  Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet( Assespro), entre outras entidades. O evento terminará no dia 2 de outubro e conta com o apoio do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) do Ministério da Fazenda, e da Agência de Promoção de Exportação do governo federal (Apex Brasil).

2004-2008 • Weblivre.net • Todos os direitos reservados.

Quem somos | Política de Acesso | Anuncie | Na Mídia | Seja um Colunista | Sugestão de Pauta | Fale Conosco