Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/webl23/public_html/include_configs.php on line 3
Banda Larga ultrapassa 10 milhões de conexões - Weblivre.net

Weblivre.net - Informação em Primeiro Lugar

eTrine - Guia de Empresas do Interior Paulista

Newsletter

Receba notícias e novidades em seu e-mail.

Publicada em 22/08/08 - Mais Notícias - Tags: banda larga, estatisticas

Banda Larga ultrapassa 10 milhões de conexões

A 10ª edição do Barômetro Cisco da Banda Larga revela que o Brasil já dispõe de 10,04 milhões de conexões de banda larga fixa e móvel, um crescimento de 48% em relação ao primeiro semestre de 2007.

Faltam apenas 4,96 milhões de conexões para atingir a previsão de 15 milhões de conexões para o ano de 2010 no país. “A meta inicial de 10 milhões de conexões de banda larga foi facilmente superada por conta da massificação da oferta de computadores no varejo, pela competição entre o cabo e o DSL e principalmente pela introdução da banda larga móvel”, revela Pedro Ripper, presidente da Cisco do Brasil.

Nas conexões fixas – IP dedicado, ADSL, Cabo Modem, wireless fixo, satélite e outras –, o total de conexões saiu de 6,55 milhões, registrado no primeiro semestre de 2007, para 8,727 milhões no primeiro semestre de 2008, um crescimento 33,24% no período.

A pesquisa revela ainda que o número de assinantes de serviços de banda larga móvel – o que inclui somente os pacotes de acesso vendidos a PCs e não telefones 3G, como smartphones e blackberries– alcançou 1,314 milhão de assinantes no primeiro semestre de 2008, um crescimento de 464% se comparado aos 233 mil assinantes do primeiro semestre de 2007.

O Barômetro indica que a penetração das conexões de banda larga por 100 habitantes alcançou a porcentagem de 4,6% no Brasil, sendo 13% a penetração dos acessos residenciais sobre os lares brasileiros – número considerado baixo se comparado ao de países desenvolvidos. Na República da Coréia, por exemplo, a penetração para cada 100 habitantes supera 26% e a penetração por cada 100 habitações/casas é de 65% - a maior do mundo.

Na análise por segmento de mercado, as residências lideram com 87,5% do total de conexões, enquanto as empresas respondem por 12,5%. Considerando o mercado de banda larga massiva e satélite, o segmento ‘empresas’ cresceu menos que o residencial no comparativo entre o segundo e o primeiro trimestre de 2008: 6,6% contra 8,7% respectivamente. Isso revela a saturação do segmento ‘empresas’, que começa a migrar com mais intensidade para o IP Dedicado.

Patrocinado pela Cisco e realizado pela IDC Brasil, o Cisco Barômetro da Banda Larga é publicado a cada trimestre. Para esta edição, foram entrevistados os principais provedores de acesso à Internet (ISP).

2004-2008 • Weblivre.net • Todos os direitos reservados.

Quem somos | Política de Acesso | Anuncie | Na Mídia | Seja um Colunista | Sugestão de Pauta | Fale Conosco